sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

S. GABRIEL - nave


.
....................... "Uma vez que ultrapassamos as metas,
.................................    já não há limites".
-------------------- Alphonse Allais
.
O "Projecto-Tripulado" para a exploração da ɛ de Eridanus - na realidade apenas um estudo preliminar - durante anos alimentado pela fértil imaginação dos cientistas (e também dos visionários), acabou por ser adiado sine die, em detrimento dum veículo automático não-tripulado, capaz de chegar à estrela.
Em sua substituição, cedendo ao que fora oficialmente descrito como "constrangimentos de ordem fisiológica" e, por via disso, aos fabulosos meios financeiros necessários para tornear essas dificuldades, o "Projecto Automático" recebeu luz verde e avançou.
Entretanto, Eratóstenes aproximava-se do fim da viagem. As suas informações tinham sido preciosas; como as de Pero da Covilhã e Afonso de Paiva que chegaram à Terra do Prestes João, arrostando com imensidões e desertos, antes de se saber passar para além do Tormentoso, Oceano Índico acima, rumo às Índias! 
Viajara desde a Terra, rompendo pela imensa planície do Espaço desolado, coabitara com os neutrinos infinitesimais que nascem na alma das Estrelas, os iões rápidos do ouro e do chumbo que anunciam a sua morte, as esparsas nuvens siderais que são o pó das deídes da claridade chegados ao termo da sua transitória missão cósmica. Voara bem alto, pelos caminhos por onde andou Enoch, transportado pelos deuses para observar toda a mecânica do Céu e das Estrelas. Quem sabe se, porventura, o seu cérebro iónico não se inebriara dos vestígios ondulatórios dos primordiais fotões de luz, vindos do princípio do Tempo; se não estremeceu de emoção à flauta dos quasars anunciadores de outros Sóis, doutras vidas vindouras, de pasmo, eles também, pelo milagre de ser!
Eratóstenes - a sonda - verificou a celebrada curvatura do Espaço deduzida pelo sábio Einstein, embora reconhecendo pequenos nadas que levantaram novas suspeitas em relação à Relatividade. Elas tinham repercussões na compreensão do instante zero da Criação, um bilionésimo de segundo depois do Big Bang local, e abriam um campo insuspeitado de concepções teóricas, mormente no que respeita à distribuição inicial da matéria e da antimatéria. Porém, não influíram nas viagens dentro do horizonte fechado das conchas de cima - o Universo actual, em fase de expansão. Para todos os efeitos práticos, o caminho dos céus era isotrópico e homogéneo. E o homem seria capaz de viajar através dele e transportar em segurança a força vital do sémen das sementes para serem plantadas noutros planetas das estrelas.

em A FEBRE DO OURO, Ed. Litoral, pág.166

1 comentário:

  1. Estamos a poucos Dias do Natal
    agradeço seu carinho no decorrer de mais um ano ,
    que esta chegando ao Fim.
    Só tenho que agradecer a Deus por sua amizade,
    agradecer acima de tudo Deus por ter preservado
    minha vida por mais um ano.
    Em meio a tantos obstáculos passando
    por cada um deles movida pela fé e esperança de Dias melhores.
    E para encerrar o Ano com chave de ouro coloquei
    mais um livro em sorteio no meu blog.
    Para participar basta ser seguidor colocar o selinho de participação que esta na postagem do meu blog
    manter seu blog atualizado pelo menos 8 dias no Dia do sorteio.
    Conto com sua participação.
    Uma abençoado final de semana beijos no coração,Evanir..
    Calado ,ficarei feliz caso venha participar
    dessa união.

    ResponderEliminar