sexta-feira, 13 de julho de 2012

O REGRESSO

A viagem de regresso foi atribulada. Não propriamente pelos caprichos do vento ou as investidas descabeladas daquele mar-oceano sem fundo – que não chegaram para vencer a ciências dos sábios e a audácia do capitão, embora causando estragos irreparáveis na caravela segunda –, mas porque os sobreviventes da odisseia marítima e da planície das árvores, se puseram todos de maleitas desconhecidas, empalidecendo e definhando a olhos vistos. Cada um no seu posto: os marinheiros mareando, a pouco e pouco mais incapazes de lidar o velame e o leme que os havia de levar a casa; o cronista escrevendo tremulamente, tremelicando, como se atacado de pavor ou gelo; os dois sábios – criaturas indo para o inverno da vida – exorbitando a sua condição de sábios de mapas e de pedras, para dizer coisas impensáveis e incompreensíveis a respeito do fundo do mar e suas conchas, que incluíam os abismos do céu e a lonjura das estrelas e outras quejandas charlas acerca do oiro e das esferas de prata, mais a quentidão das águas e a altura do Sol caindo a pique na Ilha das Árvores como uma espada de Damocles. Os de bordo – mesmo se eles próprios intermitentemente alucinados, congeminando apocalipses e delírio – diziam que os sábios tinham enlouquecido, tomados pelo demónio da febre, pois ficavam horas e horas a fio, a falar sozinhos – por vezes de noite... – deambulando pelo convés do navio e soltando grandes gritos sem nexo e fazendo grandes gestos desabridos, esbracejando que nem possessos. Estes sintomas – o mais intrigante sendo a cor de latão que tomavam as esferas rotativas dos olhos -, quando mais tarde foram reveladas as crónicas de então, ganharam um nome para a posteridade: a febre do ouro.
O cronista lá foi escrevendo o que podia, empapado em suores frios e estranhamente também em calores que descreveu como sendo capazes de derreter as fivelas dos cintos!... E, inspirado por dedução que vinha da muita leitura e pelo facto de não serem logo afectados os que ficaram a bordo, decidiu que as sezões tiveram origem na água que beberam do rio. Parecia o único a manter o espírito lúcido, apesar da grande tremedeira de mãos e queixos; e felizmente que assim foi, no entendimento do que viu e ouviu, pois o que fica escrito tem a força dum toiro. Assim é a palavra, o símbolo conceptual que anuncia as flores do espírito: também o tinha sido a egípcia "roseta" de Champollion; a supernova do Touro, visível pelos céus dos céus, em todos os planetas da Galáxia – entalhada numa laje do Arizona, pelos índios Navajos, juntos dos canyons e da Grande Montanha Sagrada; um poema inscrito na água, dum Debussy universal e único, em reflexos do que é móvel e perece, perdurando.
Já o que foi dito pelos sábios, perdeu-se para sempre no vazio do éter, não obstante um deles ter chegado vivo da odisseia.
.
em A FEBRE DO OURO, pág 87 
.
VEJA TAMBÉM OUTROS EXTRACTOS (mais abaixo),
a ver se consegue tomar o fio à meada...

9 comentários:

  1. Poeta Querido.
    Estou sentindo saudades de você sei nem sempre podemos sair em visitas,mais sou sua fã não consigo ficar muito tempo sem vir no seu blog.
    Um feliz final de semana beijos,Evanir.

    ResponderEliminar
  2. E o viver é uma eterna viagem,,,uma loucura de sentimentos em que vamos nos perdendo pelo caminho,,,abraços fraternos meu amigo e um belo final de semana pra ti....

    www.olivrodosdiasdois.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste texto e tenho esperança que se recupere o que foi dito pelos sábios :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Poeta Amigo.
    Venho agradecer o carinho da sua visita é
    uma honra muito grande receber você no meu blog.
    Venho sempre ler seus poemas coo já disse sou sua fã de carteirinha.
    O texto que acabei de ler é uma amostra da sua sabedoria como escritor me orgulho de compartilhar da sua amizade nesse mundo virtual.
    Um mundo sem fronteiras em segundos atravessamos o oceano
    no meu simples livro tem verdades do meu carinho por Portugal.
    Linda noite poeta querido beijos,Evanir.

    ResponderEliminar
  5. Um texto que se lê com prazer. Sempre acompanho suas poesias e aqui, vi um outro lado. Parabéns! Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Pois é seu moço! O Bom cronista tem disso de ir de uma bela poesia ao outro lado bom texto ficção.

    Beleza!

    O Sibarita

    ResponderEliminar
  7. Maravilha Vieira, por dois motivos: Este imortal texto e a sua volta a blogosfera, portanto brindo o seu regresso. Seja bem vindo. Abraço

    ResponderEliminar
  8. Há sempre uma gota a mais nos maremotos...

    ResponderEliminar