sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Ilha dos Pássaros

5 – A Ilha dos Pássaros
 -

........"Le trident de Neptune
.........est le sceptre du monde"
.........Lemercier
 -
Os Gregos – os eternos Gregos que ainda hoje nos fascinam pela elegância das ideias e destreza do raciocínio – deviam ao perfeito conhecimento do vento, algumas das suas grandes vitórias navais, como foi o caso de Salamina, onde Temístocles derrotou os Fenícios. E mais do que isso: eram capazes de interpretar os desígnios do supremo Zeus, pelo simples rumorejar do vento na folhagem dos velhos carvalhos de Épiro. E, pela mesma razão, ou desta ciência decorrente – mas isto julgo eu... visto a relação com o mister do deus Eolo ser universal, manifestando-se por toda a Galáxia onde verdejam as árvores e voam as aves... –, também na ɛ de Eridanus.
Eridano, a constelação (cuja estrela mais brilhante é Achemar), e que na Terra foi vista como o Nilo, pelos egípcios e o Eufrates pelos Babilónios, e donde o grego Heródoto referiu vir o estanho e o âmbar.
Dessa relação nos fala a Ilíada, cujos textos serão, um dia, gravados a letras de oiro, nas páginas de alguma história galáctica.
O vento é o fogo primordial. Dele se alimentam os caminhos do mar, perpétuo  e livre. Na ɛ de Eridanus, pelas aves se tomou conhecimento de outros voos possíveis, para além do espaço circunscrito das terras, o fluido azul dos oceanos, o éter do vazio anónimo e tranquilo entre as estrelas. As velas enfunadas imitam as suas asas, os sonhos de infinito. A direcção do vento mostra o caminho. Essa é a vontade dos deuses.

l 
em "A Febre do Ouro"., p 35

e

3 comentários:

  1. Você nasceu com dedos de escritor, Vieira.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo.

    As palavras
    que lembram
    o conhecimento,
    para mim
    são preciosas...

    Viver é sentir os sonhos
    com o coração.

    ResponderEliminar
  3. Vieira, se possível aumente um pouco a letra do texto.
    Com o tempo meus olhos já não são mais os mesmos.rsrsrsr
    Voltarei mais tarde, pois esta é a vontade dos Deuses.
    Beijos!

    ResponderEliminar