sábado, 29 de dezembro de 2012

AS SEMENTES DA TERRA

7 - As Sementes da Terra    
                                                 
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, "Picamos sempre, o cavalo que galopa."
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,.,,,, Plínio, o Velho
 -
Depois do lançamento da Eratóstenes, a ciência da astronavegação sofreu novos impulsos, mercê do aperfeiçoamento das técnicas, a simplificação dos métodos e, sobretudo, o melhor aproveitamento e rendimento da energia então utilizada nas viagens espaciais. O sonho ia aos poucos parecendo possível. Ícaro aventurava-se cada vez mais próximos dos luzeiros do céu, do oiro-vivo do fogo das estrelas O monge Bartolomeu descobria um novo éter para a sua Passarola.
Durante o meio-século que se seguiu, à medida que se iam sucedendo os anos e os decénios, a Eratóstenes foi caindo no esquecimento. Os grandes meios de comunicação, a imprensa a rádio e a televisão, deixaram por completo de falar no assunto. Ainda antes da sonda ter percorrido metade do seu caminho, as notícias praticamente só apareciam de ano a ano e mais tarde, de cinco em cinco, fazendo relembrar que um engenho humano seguia para a Estrela de Barnard, em missão de reconhecimento e estudo, levando sementes a bordo, "para serem plantadas noutro mundo", e que a aparelhagem de bordo continuava em bom estado de funcionamento e a enviar informações científicas "de muito interesse".
A comunidade internacional esquecera-a quase por completo.            
Os mais recentes avanços tecnológicos levaram mesmo muitos cientistas a considerá-la obsoleta, em termos de veículo espacial. Já era possível ir mais longe e mais depressa. E isto, apesar de ter revelado uma extraordinária precisão. Por seu lado, os conhecimentos da física e do Cosmos que dela se esperavam, iam aos poucos sendo adquiridos nas bases espalhadas pelo Sistema Solar, por intermédio de poderosos telescópios, radiotelescópios e interferómetros que se erguiam na Lua, em Marte, em Titã, no espaço interplanetário e mesmo na Terra.
As atenções concentravam-se, pois, nas experiências biológicas, mais propriamente, botânicas. Resistiriam algumas sementes às tremendas acelerações e desacelerações a que estavam sujeitas? Era possível que sim. Em breve se saberia. Mas então... e os animais? Aí é que as coisas se complicavam.
-----O sonho - o verdadeiro sonho - era, desde sempre,  realizar a proeza de levar o homem, em carne e osso, a outros planetas das estrelas. 
,
em A FEBRE DO OURO, pág 165

5 comentários:

  1. que essa fonte poética que tanto te caracteriza nunca deixe de manar beleza na palavra... assim como as lições de Astronomia.
    Um grande abraço e Bom Ano 2013

    ResponderEliminar
  2. Amigo poeta obrigada pela partilha no decorrer
    de 2012 .
    Desejo um Feliz Ano Novo muita saúde e muito mais poesia grande poeta.
    Beijos ,Evanir.

    ResponderEliminar
  3. Tenha um 2013 pleno de realizações poéticas e não só.

    Lídia

    ResponderEliminar
  4. Um 2013 cheio de sucessos.Haja Esperança de que
    em breve deixaremos de estar 'entroikados'.
    Tudo de Bom
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Gosto de ficção científica por isso vou tratar de ler estes textos agora :)

    ResponderEliminar